BLOG SIM

Revisão periódica: descubra por que você não pode deixar de fazê-la

17. abril
Manter o carro sempre bem cuidado e sem nenhum problema é o desejo de qualquer motorista. Veja como a revisão periódica garante essa segurança!
17. abril

Para que o seu carro esteja sempre com um desempenho ideal e ofereça tranquilidade ao dirigir, não basta apenas abastecer com o melhor combustível e tomar cuidado na estrada: é preciso estar com a revisão periódica em dia!  

 

Alguns pensam que estarão economizando dinheiro deixando de revisar o carro, mas, essa escolha pode render gastos e prejuízos muito maiores no futuro, impactando até mesmo na segurança de sua família. Descubra os principais motivos para fazer a revisão e veja o que ela deve incluir. Boa leitura! 

 

O que é a revisão periódica?

 

Ela é um processo de verificação dos componentes de um veículo, visando identificar problemas antes que se agravem. É como um check-up médico, mas, para o seu carro. 

 

A revisão pode encontrar pontos de atenção, que devem receber uma manutenção preventiva, resolvendo uma situação que iria se tornar muito complicada no futuro. A lógica dessa iniciativa é: prevenir é melhor do que remediar. 

 

6 motivos para fazer a revisão periódica

 

Veja quais são as vantagens de realizar sempre a revisão periódica:

 

1. Aprimora a segurança

 

O carro que está com todos os sistemas funcionando corretamente não terá falhas nos freios ou no motor, por exemplo. Se certificar de que está tudo ok com o veículo diminui bastante as chances de acidentes, garantindo uma viagem mais segura. 

 

2. Melhora o desempenho do carro 

 

Defeitos podem aumentar o consumo de combustível e impactar na performance do automóvel. Por isso, o carro que passa por revisões frequentes tem um desempenho muito melhor, gerando uma direção mais leve e fluida e gastando menos. 

 

3. Previne imprevistos

 

Já imaginou se você está de férias e o carro deixa você na mão no meio do caminho? Quando problemas que poderiam ser resolvidos antes são deixados para depois, eles geram imprevistos que estragam os seus planos. Fazendo sempre a revisão periódica, você evita que a situação se agrave nos piores momentos. Assim, tudo corre tranquilamente e é possível economizar algumas dores de cabeça.

 

4. Gera economia 

 

Na manutenção preventiva, às vezes apenas uma limpeza na peça ou uma troca de filtro já solucionam o problema. Um reparo de urgência, por outro lado, pode ser muito mais complexo e, consequentemente, bem mais caro.

  

5. Aumenta a vida útil do carro

 

Ter a revisão como parte da rotina ajuda a preservar o veículo em um ótimo estado por mais tempo. Isso aumenta a vida útil, evitando que você precise trocar de carro tão cedo, e também garante melhores condições para venda. 

 

6. Evita multas

 

Diversos tipos de multas podem ser aplicadas se o carro não estiver em um bom estado. Pneus carecas, emissão de gases, lâmpadas queimadas e barulhos muito altos geram infrações, e são evitados com a revisão. 

 

De quanto em quanto tempo é preciso fazer a revisão?

 

A recomendação padrão é de seis em seis meses ou a cada 10 mil km rodados, o que acontecer primeiro. Pode ter variações de acordo com o modelo e com a idade do carro, portanto, confira o manual para encontrar a orientação adequada para o seu veículo.

 

Também existem as revisões obrigatórias, feitas diretamente na concessionária, que são necessárias para manter a garantia do carro.  Além das datas predefinidas, não se esqueça de fazer a revisão antes de sair para viajar. Assim, você se protege de eventuais problemas na estrada. 

 

O que é analisado na revisão?

 

Veja quais aspectos são verificados na revisão mais básica:

 

- Alinhamento da direção;
- Pneus, incluindo a calibragem e também o estado de conservação deles;
- Alinhamento e balanceamento das rodas, para evitar o desgaste excessivo;
- Nível e qualidade do óleo e do filtro;
- Freios e todo o sistema de frenagem, como os discos, pastilhas, tambores e o fluido;
- Radiador, que deve ser mantido limpo e ter o aditivo trocado;
- Correias do motor, que impedem o funcionamento do carro caso arrebentem;
- Lâmpadas, que não podem estar queimadas. 

 

Mas, também é preciso analisar outras partes, como a embreagem, a suspensão, o sistema elétrico, o câmbio e a bateria. Certifique-se de que o seu mecânico de confiança observa todos esses pontos. 
 

Rede Sim também é sinônimo de revisão
 

Em nossos postos, além da gasolina de qualidade e da loja de conveniência repleta de delícias, você encontra profissionais qualificados para fazer a revisão no seu carro. Temos toda a estrutura para atendê-lo, nas estradas ou na zona urbana. 

 

Saiba mais sobre os nossos serviços de revisão!